Automatização de processos. O que tem a sua empresa a ganhar?

Automatização de processos. O que tem a sua empresa a ganhar?


As transformações econômicas forçadas em parte pela crise econômica que se viveu nos últimos anos têm obrigado as empresas a também transformar-se rapidamente e adaptar-se ao mercado.

Parar é morrer como diz o ditado. Por isso as organizações de diferentes setores sentem que para manter os seus negócios competitivos, devem adotar políticas amplas de transformação digital que passam pela mudança de um vasto leque de ferramentas de trabalho e de estratégias internas.

Um dos caminhos mais seguidos nos dias que correm é a automatização de processos robótica (RPA), ou seja, o desenvolvimento e a implementação de melhorias, visando ganhar agilidade, produtividade e reduzir os custos operacionais. Na verdade, torna-se possível produzir mais em menos tempo, com um custo associado muito inferior e uma qualidade claramente superior.

A seguir estão alguns dos principais benefícios que a automatização de processos (RPA) traz para as empresas:

1. Otimização dos tempos e aumento de produtividade.

Na verdade, este é talvez um dos primeiros e mais rápidos resultados registados via automatização de processos: a redução dos tempos necessários ao desempenho das atividades. Quanto menos manuais forem os processos, maior será a velocidade de processamento das atividades

Assume-se também como meio caminho andado para uma maior produtividade pelo inevitável aumento da velocidade e eficiência na realização das tarefas.

Um sistema automatizado permite a programação de uma dada tarefa, uma única vez, sendo que a partir daí ela se repetirá com precisão, eficiência e qualidade sempre que o trabalho for realizado.

2. Redução de custos

No dado momento em que cada um dos colaboradores da empresa se tornar mais produtivo tirando partido das vantagens da automatização de processos, acabará por ficar também evidente para os gestores da empresa uma redução dos custos operacionais. Na verdade, a automação de processos vai fomentar a diminuição de perdas e otimizar a produção.

3. Dados integrados

Na realidade, contar com um sistema de gestão de software automatizado que permite concentrar toda a informação da empresa num único lugar vai permitir um acesso facilitado aos dados por parte de todos os membros da equipe. Este ambiente de informação que acaba por ser comum gera rapidez no processamento da informação e evita atrasos no trabalho.

Com a informação totalmente integrada é mais fácil criar relatórios em tempo real e detectar eventuais problemas que atrasem os processos de trabalho mantendo um fluxo muito mais eficaz.

4. Integração de sistemas

Mas não é apenas a informação que beneficia com a adopção de políticas de automação dentro das organizações. A verdade é que também os sistemas podem ser integrados e, em consequência, muito mais eficazes. Por exemplo, não será difícil assegurar a integração do comum software de pagamentos com a aplicação de gestão financeira.

Na realidade, uma das formas mais simples para integrar sistemas diferentes acontece recorrendo a API, que não são mais do que protocolos da internet que permitem a diferentes apps "conversarem" entre si com segurança e agilidade.

5. Maior Confiabilidade

A automatização de processos permite ainda garantir uma maior qualidade e confiabilidade dos dados utilizados já que, ao utilizar as mais recentes tecnologias, se reduz substancialmente a taxa de erro.

Em resultado, as organizações passam a contar com clientes muito mais satisfeitos, que recebem os produtos e/ou serviços com alto padrão de qualidade, aumentando substancialmente a taxa de retenção.

Existem diversos outros benefícios diretos e indiretos na automatização de processos.

Conheça o SuperClient RPA nossa tecnologia para automatização de processos!

Fonte: C- Studio. Disponível em: http://www.jornaldenegocios.pt/

Entre em contato e marcaremos uma apresentação: www.superclient.com.br

Read more